Compreenda as diferenças entre um profissional liberal e um autônomo
Arthur Oliveira
PROFISSIONAL LIBERAL
O profissional liberal é alguém com formação técnica em um determinado ramo ou área do conhecimento, que pode ter sido adquirida por meio de um curso técnico ou de uma graduação. Ele deve se registrar em um conselho de classe ou ordem, como a OAB, e pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo, ou como pessoa jurídica com CNPJ.
Ao vender seu trabalho como profissional liberal, a maior parte dos tributos que ele paga é referente aos serviços prestados, incluindo Imposto de Renda, INSS, PIS e ISS. Se estiver registrado em conselhos e sindicatos, é necessário reservar uma parte da renda para pagar as taxas desses órgãos. Em muitos casos, as profissões regulamentadas não permitem o exercício da profissão sem essa vinculação.
Curtiu?! Então, faça como a Renata Dantas, professora de inglês, e usuária da SALA. Reduza em até 90% as faltas dos seus clientes com o nosso super app
Seria possível ficar ainda melhor?! Na verdade, sim! Você pode ter acesso a esta funcionalidade incrível e muitas outras que você achará, no mínimo, sensacionais, pelo nosso plano gratuito para sempre! Sem precisar cadastrar o cartão de crédito ou pegadinhas! Esperamos você na Sala! Até breve
Existem diversas profissões regulamentadas que podem ser consideradas profissões liberais, como médicos, psicólogos, dentistas, arquitetos, advogados, engenheiros, contabilistas, entre outros.
A regulamentação das profissões no Brasil é feita através de regulamentos específicos, que definem as regras e exigências para o exercício de cada profissão.
Um profissional pode ser considerado profissional liberal se tiver formação específica e pode escolher trabalhar como empregado ou trabalhar por conta própria. Por exemplo, um engenheiro pode ser empregado como especialista em obras, mas só poderá ser registrado como engenheiro se tiver registro no CREA do seu estado.
PROFISSIONAL AUTÔNOMO
Um profissional autônomo é aquele que exerce uma atividade de maneira independente, sem precisar de formação acadêmica ou técnica na área nem registro em órgão de classe. O autônomo não trabalha com vínculo empregatício sob o regime da CLT, já que presta o serviço de forma livre, podendo atuar em diversos segmentos.
É importante ressaltar que o autônomo também precisa contribuir com o INSS e ISS, além de arcar com a maior parte da carga tributária ligada à renda e previdência. Caso o profissional seja uma pessoa jurídica, também existe o pagamento de impostos, como Cofins, PIS e CSLL.
Existem diversas categorias de profissionais autônomos, incluindo pintores, eletricistas, vendedores e designers, entre outros.
Ser um profissional autônomo possui uma série de vantagens, como ter controle sobre a própria rotina e horários, autonomia na prestação de serviços, liberdade para negociar preços e receber rendimentos diretamente.
DIFERENÇA ENTRE LIBERAL e PROFISSIONAL
Um profissional liberal pode trabalhar de forma autônoma ou com vínculo empregatício, além disto, ele precisa ser formado em uma profissão reconhecida por lei, que obrigue a formação por faculdade ou curso técnico, além de existir um conselho profissional responsável por sua regulação.
O profissional autônomo seria aquele que exerce uma profissão que não exige formação ou regulação por conselho específico, como também, irá trabalhar sem que possua vínculo empregatício com uma empresa.
COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL LIBERAL OU AUTÔNOMO
Para se tornar um profissional liberal, é necessário ter conhecimento especializado em uma área específica. Isso pode ser obtido através de um curso técnico ou de graduação.
Depois disso, é preciso se registrar no órgão regulador da categoria ou sindicato. Em algumas profissões, é necessário passar por um teste de conhecimento. Ser um autônomo, por outro lado, envolve, em determinados casos, a regularização da atuação profissional.
A melhor opção é se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI) no Portal do Empreendedor. Sem o registro profissional adequado, você pode enfrentar problemas legais e pagar mais impostos.
A Sala no App é o Superapp #1 do mundo para prestadores de serviços atenderem mais clientes com maior eficiência e sem custos extras.
Venda, agende e cobre seus clientes em segundos
Superapp #1 do mundo para prestadores de serviços atenderem mais clientes com maior eficiência e redução de custos.
Reproduzir vídeo